A NBR 15575 estipula critérios para em desempenho acústico de edificações residenciais, familiares e multifamiliares protocoladas a partir de julho de 2013. Os critérios estão divididos em “Mínimo”, “Intermediário” e “Superior”, sendo o primeiro de atendimento obrigatório e os demais são opcionais.
A norma estipula critérios para:
Para avaliação acústica dos sistemas construtivos, a norma prevê a realização de ensaios de laboratório para componentes, elementos e sistemas construtivos, indicando valores de referência que poderão se traduzir no potencial atendimento após a execução em campo.
Além disso, estipula a avaliação em campo dos sistemas de vedações verticais internas e externas, fachadas e pisos conforme metodologias propostas pela ISO.
Sistemas de vedações externas—fachadas e cobertura
De acordo com os procedimentos previstos pela NBR 15575-4, as fachadas do empreendimento devem ser classificadas de acordo com a paisagem sonora que estão inseridas.
No caso de edifícios multifamiliares, precisamos classificar as fachadas do edifício conforme o nível de ruído incidente. Dependendo do nível, nós classificamos essa fachada ( a norma prevê as classes I, II e III). A classe I possui menos ruído incidente e a classe III, mais ruído. Conforme essa classificação, conseguimos especificar materiais de envoltória de fachadas e coberturas para atender ao critério de isolamento de fachadas e coberturas.
A norma também estipula critérios para isolamento entre pavimentos, unidades diferentes, e entre áreas de lazer coletivo. Também existem critérios de isolamento de vedações internas entre unidades e circulações.
Instalações Prediais
A NBR 15575 recomenda que os níveis de ruído de instalações prediais como sistemas hidrossanitários, elétricos ou de ar condicionado sejam minimizados. Estas recomendações são de caráter informativo e seu cumprimento não é obrigatório.
Sistema de pisos
A ABNT NBR 15575 estabelece critérios de desempenho para pisos tanto para o ruído aéreo (transmitido via ar) quanto para o ruído de impacto (transmitido por excitação estrutural). Os critérios valem para pisos entre unidades autônomas e entre unidades autônomas e áreas comuns.
Comprovação de Resultados
A norma ABNT NBR 15575 prevê a comprovação de resultados por meio de ensaios em campo. Assim recomenda-se que seja montado um plano de ensaios para que seja comprovado que os valores atingidos efetivamente estejam dentro destes limites, a ser iniciado assim que a obra tenha condições de fechar os ambientes e realizar os ensaios. O plano deve prever medições em campo em ambientes que permitam considerar na janela amostral os diferentes fatores que influem sobre os resultados, como volume do ambiente, revestimentos, sistemas de vedações e lajes, etc.
De acordo com a ABNT NBR 15575, são previstos os seguintes ensaios, dentro do método de engenharia para ensaios em campo:
* Ensaio de isolamento de ruído aéreo de sistema de piso: o método de ensaio é descrito pela ISO 16283-1. A obtenção de valor global é descrita pela ISO 717-1. O parâmetro a ser obtido ao final das medições é o DnT,w.
* Ensaio de isolamento de ruído de impacto padrão em sistema de piso: o método de ensaio é descrito pela ISO 16283-2. A obtenção de valor global é descrita pela ISO 717-2. O parâmetro a ser obtido ao final das medições é L’nT,w.
* Ensaio de isolamento sonoro global da vedação externa (conjunto fachada e cobertura, no caso de casas térreas e sobrados e somente fachada para edifícios multipiso): o método de ensaio é descrito pela ISO 16283-1. A obtenção de valor global é descrita pela ISO 717-1. O parâmetro a ser obtido ao final das medições é o D2m,nT,w.
* Ensaio de isolamento sonoro global entre unidades autônomas e entre uma unidade e áreas comuns (vedações verticais internas): o método de ensaio é descrito pela ISO 16283-1. A obtenção de valor global é descrita pela ISO 717-1. O parâmetro a ser obtido ao final das medições é o DnT,w.
Destaca-se ainda que a realização das medições deve ser realizada com a versão mais atualizada de todas as normas acima citadas.
Imagem Destaque: Archinect – Nationwide Children’s Hospital Wayfinding
Leia também: Mudanças nos Critérios de Desempenho Acústico na NBR 15.575 (2021)