A luminotécnica, elemento fundamental na arquitetura, é o estudo que trata da correta aplicação da iluminação artificial nos espaços com o objetivo de tornar possível a execução de atividades com conforto visual.
O principal foco do projeto de luminotécnica é utilizar a luz conforme a função e necessidade de cada ambiente. O projeto envolve além de funcionalidade, estética e eficiência energética. Um dos grandes benefícios que a energia elétrica nos trouxe foi poder transformá-la em energia luminosa e assim iluminar os ambientes quando a luz natural é insuficiente.
A utilização das corretas estratégias de iluminação em um projeto:
Imagem: Oromulu Office – DSBA Archtects – Fonte: Archdaily
O profissional que desenvolve o projeto precisa fazer uma série de cálculos e estudos para determinar, entre outras coisas, a quantidade ideal de iluminação em um determinado espaço. São realizadas também, com a ajuda de programas específicos, simulações computacionais que ajudam a prever o comportamento da luz nos ambientes.
Existem diversas grandezas e conceitos de luminotécnica que fazem parte do conhecimento do lighting designer e direcionam a escolha de determinados dispositivos, lâmpadas, luminárias e outros componentes. Algumas dessas grandezas são: fluxo luminoso, intensidade luminosa, luminância e lux. Leia o artigo: Grandezas Luminotécnicas.
Esses conhecimentos também auxiliam o profissional na hora de cumprir requisitos de desempenho presentes nas normas técnicas.
Coverlam Medusa in Hillside Office – Archdaily
Além do conhecimento de determinadas grandezas e cálculos, o profissional de luminotécnica precisa ter atenção à diversos aspectos como:
Levando em conta as especificidades de cada espaço, é possível aplicar as estratégias de iluminação com eficiência energética e máximo desempenho, evitando assim, gastos desnecessários com energia; A iluminação também irá interferir na noção de espaço, determinados tipos de luz podem “aumentar” ou diminuir a percepção de tamanho, cores e texturas de um ambiente.
A luz tem grande influência no que chamamos de “ritmo circadiano”, também popularmente conhecido como “relógio biológico”. É o período de 24h sobre o qual se baseia o nosso organismo. Isso significa que o nosso corpo se comporta de maneiras diferentes que variam ao longo do dia – em ciclos.
Ilustração: Petquimica
Quando vai chegando o horário do pôr-do-sol – fatores como a emissão de uma “luz mais quente”, estimula a produção de melatonina, hormônio responsável, entre outras coisas, pela regulação do sono, mostrando que o período de descanso se aproxima.
Já a luz branca ou azulada suprime a produção desse hormônio, consequentemente mais estimulante. Sendo esta temperatura de cor típica ao sol do meio-dia, um horário de alta atividade, e assim nosso organismo tende a ficar mais “elétrico”, com a energia necessária para produzir e desenvolver as atividades do dia-a-dia.
(Veja nosso artigo completo sobre Temperatura de Cor)
A iluminação afeta diretamente a nossa percepção ou sensação em um determinado espaço. Ela impacta em fatores como: o humor, o conforto visual, o desempenho de tarefas, a visibilidade, a nossa percepção de segurança e outros sentimentos.
Para cada técnica de iluminação escolhida, haverá uma resposta psicológica. Veja os exemplos na tabela abaixo:
Impacto Psicológico | Efeito de iluminação | Distribuição de Luz |
TENSO | Luz direta intensa no teto. | Não Uniforme |
RELAXADO | Iluminação abaixo do teto e no perímetro do ambiente com tons de cores mais quentes. | Não Uniforme |
CLAREZA VISUAL | Luz brilhante no plano de trabalho com menos luz no perímetro, iluminação de parede e cores mais frias. | Uniforme |
PERCEPÇÃO DE ESPAÇO | Luz forte com iluminação nas paredes e possivelmente no teto. | Uniforme |
PRIVACIDADE | Baixo nível de luz no espaço, com pouca iluminação no perímetro e áreas mais escuras. | Não Uniforme |
Fonte: Light Now
Um projeto luminotécnico é muito mais do que cálculos de lúmens e watts. Existem muitos fatores a serem considerados na hora de desenvolver uma iluminação funcional e estética na arquitetura. Por isso, vale dizer que o profissional especialista se torna essencial em qualquer projeto;
O bom uso da luz nos espaços depende de um profissional especializado em luminotécnica. Ele será capaz de decidir a estratégia correta para a funcionalidade de cada espaço e fará escolhas certas, de forma a otimizar.
Se quiser saber mais sobre o projeto de Luminotécnica. Clique aqui e entre em contato.
Fonte imagem destaque: 44 arquitetura.