A Importância de um Projeto de Luminotécnica - Ca2

A Importância de um Projeto de Luminotécnica

A iluminação como parte da arquitetura é um elemento fundamental, capaz de criar diferentes atmosferas nos espaços; A luz aprimora a estética de um projeto e tem a capacidade de proporcionar sensações e experiências únicas nos ambientes. 

Uma iluminação mais direta, por exemplo, pode fazer com que características da arquitetura sejam acentuadas. Uma iluminação indireta e difusa pode trazer uma sensação de aconchego e relaxamento.

O aproveitamento de um espaço vai depender de uma boa aplicação da iluminação. Para que um projeto alcance seu desempenho máximo, a iluminação torna as atividades possíveis de serem realizadas com conforto visual.

Foto: Homify

Iluminação com Estratégia

A iluminação precisa principalmente atender aos objetivos do espaço, essa é uma das principais características de um bom projeto. Levando em conta as especificidades de cada espaço, é possível aplicar as estratégias de iluminação com eficiência energética e máximo desempenho, evitando assim, gastos desnecessários;

A iluminação também irá interferir na noção de espaço, determinados tipos de luz podem “aumentar” ou diminuir a percepção de tamanho, cores e texturas de um ambiente.

A luz tem também grande influência no que chamamos de “ritmo circadiano”, também popularmente conhecido como “relógio biológico”. É o período de 24h sobre o qual se baseia o nosso organismo. Isso significa que o nosso corpo se comporta de maneiras diferentes que variam ao longo do dia – em ciclos.

Ilustração: Petquimica

Quando vai chegando o horário do pôr-do-sol – fatores como a emissão de uma “luz mais quente”, estimula a produção de melatonina, hormônio responsável, entre outras coisas,  pela regulação do sono, mostrando que o período de descanso se aproxima.

Já a luz branca ou azulada suprime a produção desse hormônio, consequentemente mais estimulante. Sendo esta temperatura de cor típica ao sol do meio-dia, um horário de alta atividade, e assim nosso organismo tende a ficar mais “elétrico”, com a energia necessária para produzir e desenvolver as atividades do dia-a-dia.

Foto: Iluminisul

(Veja nosso artigo completo sobre Temperatura de Cor)

Profissional Lighting Designer

O bom uso da luz nos espaços depende de um profissional especializado em luminotécnica. Ele será capaz de decidir a estratégia correta para a funcionalidade de cada espaço e fará escolhas certas, de forma a otimizar.

Aqui na Ca2 Consultores, a líder da área de luminotécnica, Renata Bodi, é formada em arquitetura e urbanismo pela USP – Universidade de São Paulo (São Carlos | Brasil) com pós-graduação em Architectural Lighting Design pelo KTH Royal Institute Of Technology (Estocolmo | Suécia). Possui 10 anos de experiência em projetos luminotécnicos atuando em diversos tipos de obras, desde residências, projetos corporativos, varejo, incluindo obras de grande escala, como aeroportos e iluminação urbana.

Se quiser saber mais sobre o projeto de Luminotécnica. Clique aqui e entre em contato.

Confira aqui nossos conteúdos sobre luminotécnica.

Fonte imagem destaque: 44 arquitetura.

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* campo obrigatório
    Quero Acompanhar Conteúdos Sobre: *