Luminotécnica, Qual Sua Importância e Benefícios - Ca2

Luminotécnica, Qual Sua Importância e Benefícios

O que é Luminotécnica?

A luminotécnica, elemento fundamental na arquitetura, é o estudo que trata da correta aplicação da iluminação artificial nos espaços com o objetivo de tornar possível a execução de atividades com conforto visual.

O principal foco do projeto de luminotécnica é utilizar a luz conforme a função e necessidade de cada ambiente.  O projeto envolve além de funcionalidade, estética e eficiência energéticaUm dos grandes benefícios que a energia elétrica nos trouxe foi poder transformá-la em energia luminosa e assim iluminar os ambientes quando a luz natural é insuficiente.

9 Benefícios da Luminotécnica na Arquitetura

A utilização das corretas estratégias de iluminação em um projeto:

  • Cria diferentes atmosferas nos espaços;
  • Aprimora a estética de um projeto;
  • Proporciona sensações e experiências únicas nos ambientes;
  • Valoriza características arquitetônicas, seja na fachada, em ambientes externos ou internos;
  • Traz maior destaque ao paisagismo;
  • Oferece segurança em áreas de circulação;
  • Permite a execução de atividades com conforto visual;
  • Reduz custos e proporciona eficiência energética;
  • Auxilia na regulação do sono através de algumas características como a “temperatura de cor“.

luminotécnica - Oromulu Office - DSBA Archtects - Fonte: Archdaily

Imagem: Oromulu Office – DSBA Archtects – Fonte: Archdaily

Grandezas Luminotécnicas

O profissional que desenvolve o projeto precisa fazer uma série de cálculos e estudos para determinar, entre outras coisas, a quantidade ideal de iluminação em um determinado espaço. São realizadas também, com a ajuda de programas específicos, simulações computacionais que ajudam a prever o comportamento da luz nos ambientes.

Existem diversas grandezas e conceitos de luminotécnica que fazem parte do conhecimento do lighting designer e direcionam a escolha de determinados dispositivos, lâmpadas, luminárias e outros componentes. Algumas dessas grandezas são:  fluxo luminoso, intensidade luminosa, luminância e lux. Leia o artigo: Grandezas Luminotécnicas.

Esses conhecimentos também auxiliam o profissional na hora de cumprir requisitos de desempenho presentes nas normas técnicas.

luminotécnica Coverlam Medusa in Hillside Office - Archdaily

Coverlam Medusa in Hillside Office – Archdaily

Aspectos Essenciais e Cálculos de Projeto

Além do conhecimento de determinadas grandezas e cálculos, o profissional de luminotécnica precisa ter atenção à  diversos aspectos como:

  • Ofuscamento – o excesso de contraste entre superfícies claras e escuras pode causar “ofuscamento” trazendo uma sensação de “cegueira momentânea” e desconforto visual;
  • Reflexão – as cores dos ambientes em paredes, revestimentos, pisos e coberturas irão interferir na quantidade de luz refletida, cores mais claras refletem mais luz.
  • Luz natural – a utilização de luz artificial deve ser um complemento da luz natural, as duas formas de iluminação devem ser conjuntas para oferecer o melhor desempenho, bem-estar e saúde aos usuários;
  • Eficiência energética – além de iluminar os ambientes de forma adequada, o profissional deve se atentar ao consumo de energia e utilizar tecnologias capazes de oferecer um melhor desempenho com maior eficiência energética;
  • Luminárias – a distribuição, posicionamento dos pontos de luz, abertura do feixe luminoso e até o formato das luminárias são escolhas essenciais para entender o fluxo luminoso, a reflexão, entre outros aspectos;
  • Manutenção – na escolha de equipamentos também é importante de observar a facilidade de manutenção.
  • Área Local – fatores como a área das superfícies a serem iluminadas, altura do pé direito e função dos ambientes devem ser considerados de forma conjunta.
  • Lâmpadas – a escolha de lâmpadas é extremamente importante no projeto de luminotécnica, fatores como o IRC (índice de reprodução de cores) que diz respeito à percepção das cores dos objetos, temperatura de cor e potência versus o fluxo luminoso irão determinar influenciar a estética, funcionalidade e eficiência energética.

Iluminação com Estratégia – Um bom projeto de Iluminação

Levando em conta as especificidades de cada espaço, é possível aplicar as estratégias de iluminação com eficiência energética e máximo desempenho, evitando assim, gastos desnecessários com energia; A iluminação também irá interferir na noção de espaço, determinados tipos de luz podem “aumentar” ou diminuir a percepção de tamanho, cores e texturas de um ambiente.

A luz tem grande influência no que chamamos de “ritmo circadiano”, também popularmente conhecido como “relógio biológico”. É o período de 24h sobre o qual se baseia o nosso organismo. Isso significa que o nosso corpo se comporta de maneiras diferentes que variam ao longo do dia – em ciclos.

Ilustração: Petquimica

Quando vai chegando o horário do pôr-do-sol – fatores como a emissão de uma “luz mais quente”, estimula a produção de melatonina, hormônio responsável, entre outras coisas,  pela regulação do sono, mostrando que o período de descanso se aproxima.

Já a luz branca ou azulada suprime a produção desse hormônio, consequentemente mais estimulante. Sendo esta temperatura de cor típica ao sol do meio-dia, um horário de alta atividade, e assim nosso organismo tende a ficar mais “elétrico”, com a energia necessária para produzir e desenvolver as atividades do dia-a-dia.

(Veja nosso artigo completo sobre Temperatura de Cor)

Os Impactos da Iluminação

A iluminação afeta diretamente a nossa percepção ou sensação em um determinado espaço. Ela impacta em fatores como: o humor, o conforto visual, o desempenho de tarefas, a visibilidade, a nossa percepção de segurança e outros sentimentos.

Para cada técnica de iluminação escolhida, haverá uma resposta psicológica. Veja os exemplos na tabela abaixo:

Impacto Psicológico Efeito de iluminação Distribuição de Luz
TENSO Luz direta intensa no teto. Não Uniforme
RELAXADO Iluminação abaixo do teto e no perímetro do ambiente com tons de cores mais quentes. Não Uniforme
CLAREZA VISUAL Luz brilhante no plano de trabalho com menos luz no perímetro, iluminação de parede e cores mais frias. Uniforme
PERCEPÇÃO DE ESPAÇO Luz forte com iluminação nas paredes e possivelmente no teto. Uniforme
PRIVACIDADE Baixo nível de luz no espaço, com pouca iluminação no perímetro e áreas mais escuras. Não Uniforme

Fonte: Light Now

Um projeto luminotécnico é muito mais do que cálculos de lúmens e watts. Existem muitos fatores a serem considerados na hora de desenvolver uma iluminação funcional e estética na arquitetura. Por isso, vale dizer que o profissional especialista se torna essencial em qualquer projeto;

Profissional Lighting Designer

O bom uso da luz nos espaços depende de um profissional especializado em luminotécnica. Ele será capaz de decidir a estratégia correta para a funcionalidade de cada espaço e fará escolhas certas, de forma a otimizar.

Se quiser saber mais sobre o projeto de Luminotécnica. Clique aqui e entre em contato.

Confira aqui nossos conteúdos sobre luminotécnica.

Fonte imagem destaque: 44 arquitetura.

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required