Simulações Térmicas (NBR 15.575) - Como Funcionam ? - Ca2
modelo 3d

Simulações Térmicas (NBR 15.575) – Como Funcionam ?

Conheça a nossa metodologia para atendimento dos critérios de desempenho térmico da norma de desempenho nbr 15.575. Neste artigo vamos compartilhar com vocês como funcionam as simulações térmicas (nbr 15.575).

A NBR exige que nós façamos um modelo termodinâmico pra medir de forma virtual as temperaturas internas dos seus ambientes sociais salas e dormitórios.

Basicamente nós testamos em um modelo computacional todas as características físicas e dos materiais do empreendimento, a partir disso tiramos como resultado a variação da temperatura dos ambientes ao longo de um dia crítico de verão e dependendo da localidade, de um dia crítico de inverno também.

No verão a norma exige que a sua temperatura máxima interna não ultrapasse a temperatura máxima externa. No caso do inverno a norma exige que a sua temperatura mínima interna esteja pelo menos três graus acima da mínima externa.

modelo 3d usado para simulações térmicas (NBR 15.575)

Edifício modelado para a simulação de desempenho térmico.

Nós desenvolvemos um modelo 3d (imagem acima) para executar as simulações. A norma exige que o último pavimento seja simulado, representando o pior cenário.

planta para unidade simulada de verão e inverno

Na imagem acima, nós temos a planta de um empreendimento para exemplo. Em laranja a unidade que é simulada para verão que contém as características de orientação com fachadas voltadas para o oeste e norte sendo que as janelas devem estar voltadas para essas faces e o ambiente representado pelo azul na imagem, que é simulado para o inverno, tem a sua face sul e a sua face leste com janelas.

fachadas utilizadas para simulação de desempenho térmico de inverno e verão

Na imagem acima, estão os desenhos da fachada para a simulação de verão (primeira fachada) e da fachada para simulação do desempenho térmico de inverno (segunda fachada).

As cores são colocadas no modelo conforme o seu projeto, pois isso irá afetar a absorção de calor dentro do seu espaço.

grafico com resultados das simulações de inverno

Nos gráficos acima, apresentamos os resultados obtidos na simulação. O primeiro gráfico nos mostra a situação para a sala na unidade de inverno. Neste gráfico, o eixo x mostra as
24 horas do dia. A linha cinza representa a variação das temperaturas externas conforme o dia crítico de inverno. No ponto mais baixo, às 5h da manhã, a temperatura é de 6,2º.

Para o projeto atender à norma, a sua temperatura mínima interna deve ser de 3 graus a mais no mínimo ou 9,2 º (essas temperaturas mínimas são representadas pela linha vermelha no gráfico).

A linha azul representa a temperatura do ambiente “sala”.  Nesse caso, a temperatura mínima está acima dos 9,2º, ou seja o ambiente cumpre com o requisito da norma.

Nesse exemplo, o projeto atendeu aos requisitos de desempenho térmico da norma.

Confira mais detalhes dessa simulação no vídeo abaixo:

Quando o projeto não atende aos requisitos de temperatura, nós estudamos estratégias de alteração para que ele cumpra.

Nós podemos, por exemplo, explorar alterações de cores de fachada, tipos de vidro, elementos sombreadores , elementos de isolamento térmico de cobertura e assim por diante.

Obviamente, cada projeto vai ter uma possibilidade em termos de arquitetura, fase de projeto e também de orçamento. A partir disso, nós apresentamos algumas opções e discutimos quais são melhores.

Com essa decisão de maneira conjunta, nós simulamos novamente essas alterações para que a gente entenda quais delas são capazes de levar o projeto a um nível de atendimento de desempenho térmico. Uma vez que a gente demonstra que o projeto cumpriu com os requisitos, emitimos um relatório final e um laudo de responsabilidade técnica junto ao CAU.

Precisa de ajuda para atender a norma em seus projetos ? Entre em contato, clique aqui.

Baixe o Ebook:

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* campo obrigatório
    Quero Acompanhar Conteúdos Sobre: *