NBR 15.575: Requisitos de Conforto Térmico - Ca2

NBR 15.575: Requisitos de Conforto Térmico

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram

A Norma de Desempenho em Edificações Habitacionais – ABNT NBR 15575: 2013 atualmente em vigor busca consolidar requisitos mínimos de qualidade, durabilidade, segurança e desempenho para as construções habitacionais brasileiras.

A existência de uma norma nacional que pela primeira vez exige parâmetros de desempenho térmico para as edificações residenciais deveria representar a produção de uma nova geração de edifícios com ampla capacidade de controle de cargas térmicas, com melhores níveis de conforto e menor consumo de energia.

Os requisitos de desempenho térmico são provavelmente aqueles cuja incorporação em projetos e obras ainda esteja mais deficiente.

São intrínsecos ao projeto arquitetônico, não dependem de tecnologias caras e sofisticadas e ainda assim não são aplicadas com o devido rigor técnico na vasta maioria das construções.

Atender aos critérios de desempenho térmico das edificações é atribuição e responsabilidade compartilhada entre o arquiteto responsável pelo projeto, que especifica materiais e a construtora que executa conforme essas especificações.

Arquitetos, Incorporadores: vocês estão seguros de que seus projetos atendem aos critérios de conforto térmico da Norma de Desempenho NBR 15575?

Se você não está seguro tem duas opções:

(1) Fecha os olhos, cruza os dedos e espera pelo melhor, OU

(2) Keep Calm and Ca2

Você sabia que o atendimento completo da Norma de desempenho 15575 (NBR 15575) é obrigatório?

Isso vale para todo tipo e porte de empreendimento imobiliário residencial.

A NBR exige que nós façamos um modelo termodinâmico pra medir de forma virtual as temperaturas internas dos seus ambientes sociais, salas e dormitórios.

Como atender aos requisitos de desempenho térmico da NBR 15575?

Basicamente nós pegamos todas as características físicas e de materiais do seu empreendimento, testamos no modelo computacional e tiramos como resultado a variação da temperatura dos ambientes ao longo de um dia crítico de verão, e dependendo da localidade, de um dia crítico de inverno também.

No verão, a norma exige que a sua temperatura máxima interna não ultrapasse a temperatura máxima externa. No caso do inverno, a norma exige que a sua temperatura mínima interna e seja pelo menos três graus acima da mínima externa.

Se o projeto não atender aos requisitos de temperatura requisitados pela norma, nós começamos a investigar formas de alteração desse projeto para que de fato ele cumpra a NBR 15575.

Nós podemos por exemplo explorar a operação de cores de fachada, tipos de vidro, elementos sombreadores, elementos de isolamento térmico de cobertura e
assim por diante…

Obviamente cada projeto vai ter uma possibilidade em termos de arquitetura, de fase de projeto, de alteração e também de orçamento.

A partir daí nós apresentamos algumas dessas opções para que possamos discutir quais são as oportunidades que o projeto de fato pode absorver.

Uma vez que ele chega a essa conclusão de maneira conjunta, nós vamos simular novamente essas alterações para que a gente entenda quais delas são capazes de fato , de levar o projeto a um nível de atendimento do desempenho térmico.

Quer saber como funciona a consultoria e simulação de desempenho térmico para a norma de desempenho NBR 15575 ?

Nesse vídeo, Marcelo Nudel explica o passo-a-passo de uma consultoria para atendimento aos critérios de desempenho térmico da NBR 15575– Norma de Desempenho através do método da simulação computacional (através dos softwares Design Builder e Energy Plus).

O vídeo faz uma introdução à Norma de Desempenho – desempenho térmico, diretamente relacionado ao conforto térmico na arquitetura.

Marcelo Nudel apresenta como funciona a norma de desempenho térmico através do método da simulação, e através do método simplificado.

O vídeo tem como base a experiência da Ca2 Consultores prestando consultoria em desempenho térmico e simulação térmica para atendimento à norma de desempenho.

Assista ao Vídeo :

www.ca-2.com

Foto Destaque: cidadeverde.com

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram