Projeto Luminotécnico: O que é, Vantagens e Aspectos Fundamentais -

Projeto Luminotécnico: O que é, Vantagens e Aspectos Fundamentais

O que é o Projeto Luminotécnico?

projeto luminotécnico é a aplicação adequada da iluminação artificial na arquitetura. A iluminação tem uma importante influência na sensação de conforto e bem-estar e é essencial para que possamos usar a nossa visão e desenvolver atividades diárias com conforto.

Luminotécnica é, portanto, um campo de estudo primordial dentro da arquitetura para todos os tipos de construções. Esse estudo, através de cálculos, técnicas e estratégias tem o principal objetivo de atender às necessidades humanas de acordo com o uso e função de cada espaço.

A iluminação é extremamente importante em um projeto de arquitetura, quando seus conceitos são corretamente aplicados proporciona sensações de bem-estar e boas experiências nos ambientes.

A importância do Projeto Luminotécnico

iluminação como parte da arquitetura é um elemento fundamental, capaz de criar diferentes atmosferas nos espaços e valorizar a arquitetura em ambientes externos ou internos; A luz interfere diretamente na noção de espaço, determinados tipos de luz podem “aumentar” ou diminuir a percepção de tamanho, cores e texturas. Além disso, ela proporciona sensações e experiências únicas nos espaços, aliando a eficiência energética com a funcionalidade e estética;

sala de estar com projeto luminotécnico

Foto: Homify

Os tipos de iluminação a serem escolhidos, assim como cálculos de quantidade de luminárias e o nível de iluminação nos ambientes devem ser norteados primeiramente pela função do ambiente. Uma iluminação indireta e difusa pode trazer a sensação de aconchego e relaxamento em espaços de descanso como dormitórios e salas. Já uma iluminação mais direta, por exemplo, pode acentuar determinadas características arquitetônicas e tornar fachadas ainda mais impressionantes.

O aproveitamento de um espaço vai depender de uma boa aplicação da iluminação. Para que um projeto alcance seu desempenho máximo, a iluminação torna as atividades possíveis de serem realizadas com conforto visual.

Nesse projeto de clínica odontológica, localizada na Espanha, a ordem e a disposição da iluminação, somada à cor e a utilização de superfícies limpas em três tons de verde, tornam o ambiente confortável trazendo uma sensação de transparência, higiene, precisão e profissionalismo, confira as imagens:

recepção com projeto luminotécnico

Gallery of Clemente Dental Clinic / LANDÍNEZ+REY

Aspectos Fundamentais do Projeto Luminotécnico

A Luminotécnica ou Lighting Design alia arte e ciência no ambiente construído. Isso porque o projeto envolve critérios técnicos e estéticos.

Podemos citar três aspectos fundamentais a serem aplicados em um projeto de iluminação: estética, funcionalidade e eficiência energética.

  • Estética – Neste campo a iluminação será adequada ao conceito do projeto arquitetônico.  Analisando características da arquitetura são definidos e destacados pontos de interesse, como texturas, volumes e formas. Este destaque não é somente definido pela quantidade de luz, mas também pela forma que esta luz é aplicada, seja de maneira mais suave e homogênea ou com mais contrastes e sombras.

projeto luminotecnico de galeria

Valorização e integração com projeto arquitetônico são alguns dos principais princípios de um bom projeto luminotécnico. Imagem: Espaço Humanar. Iluminação Renata Bodi, líder luminotécnica Ca2 Conforto Ambiental.

  • Funcionalidade (Ergonomia/Conforto Visual) – A luz deve ser aplicada de maneira funcional, definindo estratégia, fonte de luz, tonalidade de cor, quantidade e distribuição da iluminação conforme tarefas que serão executadas em cada espaço. Também é considerado o conforto visual do usuário, evitando, por exemplo, ofuscamentos e reflexos.

projeto luminotecnico de academia

O uso adequado de softwares auxilia no processo projetual, oferecendo precisão quanto ao resultado esperado. Imagem: Academia Esportiva. Iluminação Renata Bodi, líder luminotécnica Ca2 Conforto Ambiental.

  • Eficiência Energética – aplicar a quantidade de luz necessária, sem excessos e optar por tecnologias de iluminação eficientes e sustentáveis evita gastos desnecessários com o consumo energético. Além disso, o uso inteligente de controles de acendimento contribui para a economia de energia.  Estes controles podem ser simples sensores de presença ou automação mais sofisticada, como uso de dimerização de luminárias conforme a quantia de luz artificial disponível naquele momento.

Dentro de cada um desses pontos existem complexos estudos a serem feitos para definições corretas das questões apresentadas acima. Assim, podemos concluir quão importante e vantajoso é contar com um especialista luminotécnico no projeto de arquitetura.

lounge com projeto luminotécnico

Situado em Wuxi Shi, na China, o Green Belt Lounge é um restaurante subterrâneo com um grande cinturão verde no teto, que através de técnicas com espelho em suas extremidades, aparenta “não ter fim”. Sua iluminação em tons de amarelo reforça a sensação de um ambiente intimista e aconchegante e ao se estender pelo corredor principal, valoriza e destaca os elementos naturais presentes no design do espaço.

Projeto Luminotécnico e Iluminação Natural

O projeto luminotécnico de forma conjunta com estratégias de luz natural, e através de simulações computacionais, possibilita estudos que vão nortear as formas de combiná-las de uma maneira bela e eficiente. Assim, o projeto arquitetônico é sempre valorizado, ao mesmo tempo em que o conforto dos usuários e a eficiência energética dos edifícios são contemplados.

A luz do sol sofre mudanças conforme as estações do ano, muda de posição, altera o tempo de iluminação e temperatura. As variações da luz durante o dia e suas diferentes temperaturas são uma importante ferramenta de observação para o profissional que irá desenvolver o projeto luminotécnico. A forma como o sol se comporta ao nascer até o momento em que se põe têm influências sobre o ritmo diário do organismo (ciclo circadiano).

A análise de como a luz natural se comporta em determinado espaço e o uso de programas específicos e simulações computacionais, permite criar estratégias para que a luz artificial complemente e promova conforto visual quando houver menor quantidade ou ausência de luz vinda da radiação solar.

Temperatura de Cor – Como Escolher

Como mencionamos acima, a luz tem grande influência no que chamamos de “ritmo circadiano”, também popularmente conhecido como “relógio biológico”. É o período de 24h sobre o qual se baseia o nosso organismo. Isso significa que o nosso corpo se comporta de maneiras diferentes que variam ao longo do dia – em ciclos.

Ilustração: Petquimica

Quando vai chegando o horário do pôr-do-sol – fatores como a emissão de uma “luz mais quente”, estimula a produção de melatonina, hormônio responsável, entre outras coisas,  pela regulação do sono, “mostrando” ao organismo que o período de descanso se aproxima.

Já a luz branca ou azulada suprime a produção desse hormônio, sendo consequentemente mais estimulante. Esta temperatura de cor típica ao sol do meio-dia, um horário de alta atividade, faz com que o organismo fique mais “elétrico”, com a energia necessária para produzir e desenvolver as atividades do dia-a-dia.

Diante dessas característica, podemos dizer que luzes mais frias são ideais para espaços que exigem maior produtividade e energia, assim como hospitais ou escritórios. Já a luz mais quente, pode ser uma boa escolha para os locais de descanso da casa, como quartos e salas de estar.

slaa de jantar com projeto luminotécnico

Foto: Iluminisul

Leia Também: O que é Temperatura de Cor e Como Escolher

Iluminação em Áreas Externas

A iluminação em áreas externas deve ser feita com o correto dimensionamento e especificação dos equipamentos. Um projeto luminotécnico adequado trará como resultado a valorização da arquitetura da fachada e permitirá um belo destaque ao paisagismo.

A distribuição dos pontos de luz e tipos de luminária poderá criar uma infinidade de efeitos. Além disso, as áreas a serem iluminadas devem garantir segurança para circulação no entorno. Locais como caminhos e escadas por exemplo podem ser demarcados com o uso de balizadores ou spots no chão, tendo atenção para evitar lâmpadas que causem ofuscamento.

casa com projeto luminotécnico externo
Imagens – Ocean House
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
Fonte: Aec web

Como Fazer um Bom Projeto Luminotécnico

Como falamos anteriormente, a iluminação precisa atender aos objetivos e funções do espaço, essa é uma das principais características de um bom projeto. Levando em conta as especificidades de cada ambiente, é possível aplicar as estratégias de iluminação com eficiência energética e assim obter máximo desempenho.

A iluminação artificial irá funcionar de forma complementar á luz natural, sendo as duas, essenciais na hora de iluminar um projeto de arquitetura. Tanto o excesso, quando a falta de iluminação pode causar desconforto.

Para o projeto de luminotécnica é necessário estudar uma série de variáveis , avaliar e definir qual a estratégia para aplicar a iluminação de maneira correta e eficiente. Entre outros estudos, deve-se realiza cálculos de intensidade da luz, determinar temperaturas e selecionar o melhor tipo de iluminação para cada caso.

Existe uma variedade de tipos de iluminação: iluminação direta, indireta, luz difusa, luz de efeito, luz de destaque, entre outras…Cada tipo produz um determinado efeito no ambiente e precisa ser definido pelo profissional considerando a estética do projeto e principalmente, a funcionalidade.

proejto luminotécnico para escritório
Imagem: Office Snapshots – (Escritório A B + H Architects) Novos escritórios do Studio H da Microsoft – Redmond, Washington.

Tecnologias no Projeto Luminotécnico

No campo da iluminação, assim como em diversas áreas a tecnologia pode ser uma aliada. Todos os dias surgem novas funções para auxiliar na otimização da luz nos espaços.

As lâmpadas LED são um exemplo disso, com a sua composição, a energia é destinada em sua maior parte para a produção de luz, diferente do que ocorre em outros tipos de lâmpadas, que produzem luz através da geração de muito calor, sendo parte da energia “desperdiçada” nesse processo. Por esse motivo, o LED é de fato considerada uma tecnologia mais eficiente para iluminar ambientes.

A iluminação pode ainda estar conectada com sistemas de automação, reproduzindo a tonalidade da luz mais eficiente em um determinado momento do dia. Um sistema de iluminação consegue “entender” por exemplo como o seu uso pode ser mais eficiente, fazendo automaticamente ajustes de brilho, temperatura de cor, cor da luz  de acordo com a hora do dia. Logo, sistemas inteligentes de iluminação podem trazer ganhos na produtividade, saúde e bem-estar dos usuários nos espaços e até na eficiência energética.

Leia também: O que há de mais moderno na iluminação – Conheça as tecnologias.

Quem Faz o Projeto Luminotécnico? 

O bom uso da luz nos espaços depende de um profissional especializado em luminotécnica (também chamado de Lighting Designer). Ele será capaz de decidir a estratégia correta para a funcionalidade de cada espaço e fará escolhas certas, de forma a otimizá-lo.

Aqui na Ca2, o projeto de iluminação alia arte, ciência e tecnologia. Abordamos a ciência da luminotécnica como parte integrante do design de edifícios e espaços abertos, sem deixar de lado seu aspecto técnico altamente especializado.

Pensamos no projeto luminotécnico de forma conjunta com estratégias de luz natural, e através de simulações computacionais, estudamos formas de combiná-las de maneira bela e eficiente. Assim, o projeto arquitetônico é sempre valorizado, ao mesmo tempo em que o conforto dos usuários e a eficiência energética dos edifícios são contemplados.

Se quiser saber mais sobre o projeto de Luminotécnica. Clique aqui e entre em contato.

Neste ebook você encontrará conceitos básicos da iluminação artificial e entenderá mais sobre grandezas luminotécnicas, índice de reprodução de cor, temperatura de cor e tecnologias na área da iluminação.

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required